terça-feira, 28 de abril de 2009

Segredo antigordura

Não passe nem um dia sem consumir fibras: na aveia, na linhaça, nos farelos, na casca de maçã, em todos os alimentos integrais. E coma várias vezes por dia: essa é uma forma saudável e eficiente de ativar o metabolismo e queimar gorduras


Muitas vezes, é o líquido que se acumula entre as células que faz o jeans ficar insuportavelmente apertado. Mas é possível descongestionar os tecidos e eliminar esse excesso, a ponto de substituir o número 44 pelo 42, ou menor ainda, em pouco tempo. A estratégia é prestar atenção aos ingredientes de cada prato e cuidar para que o sangue circule livremente, com massagens e atividade física, mais ainda nos dias que antecedem o período menstrual

1. Mais água Beber para estimular o funcionamento dos rins é a me- lhor forma de eliminar líquidos, inclusive os que ficam retidos onde não deveriam estar. Sobre a quantidade ideal, atenção: quem espera sentir sede para beber já passou do ponto -esse é um claro sinal de que o corpo está desidratado. Mas também não é o caso de exagerar: oito copos por dia é uma boa medida. Pode ser menos para quem não dispensa frutas, como melancia e abacaxi, e verduras, que são fonte de água. “A cor do xixi ajuda a avaliar se o corpo precisa ou não de mais água. O ideal é que esteja sempre bem clarinho”, diz Márcia Daskal.

2. Mil chás O verde é altamente diurético. Mas, atenção: essa bebida pode alterar o ciclo do sono - consuma pela manhã ou, no máximo, até o meio da tarde. A nutricionista Vanderli Marchiori também recomenda chás de plantas que combatem o inchaço, como cavalinha, cabelo de milho, tomilho e folhas de abacateiro, encontradas em merca-dos e farmácias de manipulação.

3. Na banheira Flores de trevo vermelho (à venda em lojas de fito- terápicos) contêm cumarina, um poderoso antiinchaço. Coloque um punhado delas em um litro de água fervente e deixe em infusão por 15 minutos, antes de coar. “Para incrementar o efeito descongestionante, adicione flores de camomila”, diz Vanderli. Faça saquinhos de tecido recheados de flores de trevo e colo- que na banheira: a cumarina se infiltra pelos poros e ajuda a desinchar.

4. Menos sal Além de reter água, o sal estimula o apetite, porque aumenta a salivação e a acidez gástrica. Tome cuidado com os pratos prontos: o sal costuma ser usado para acentuar o sabor nos legumes em conserva e enlatados em geral, sopas prontas e biscoitos. Dose também o consumo de alimentos naturalmente ricos em sódio, como peito de peru, leite e queijos (mesmo os lights), frutos do mar, peixes defumados e condimentos como a mostarda e o molho de soja. “No restaurante japonês, prefira o shoyu light ou dilua o tradicional em um pouco de água”, diz Cibele. Saudável também é perder o hábito de salgar os pratos antes mesmo de experimentar, e aprender a temperar com ervas e especiarias.

5. Em ritmo de marcha Reter líquido pode acrescentar muitos quilos ao seu peso -quilos que ficam concentrados na parte baixa do corpo por causa do mau retorno da circulação venosa e linfática. Cami- nhe pelo menos três vezes por semana e, se puder, marche, dando passos curtos e levantando os joelhos durante 15 minutos: esse movimento mobiliza os músculos profundos da perna, ativando a circulação.

6. Ajuda manual A drenagem linfática é a massagem ideal para desinchar. Com pressões suaves, mas certeiras, no percurso dos vasos, a técnica ativa o retorno da circulação -por isso é a mais indicada para tratar inchaços pós-operatórios. Como tratamento estético, a técnica favorece a eliminação dos líquidos e toxinas que o corpo retém. O ideal é fazer pelo menos dez sessões de 40 minutos, uma vez por semana, como o proposto na “Massagem Detox”, novidade do Kyron Spa, em São Paulo.

7. Pós-massagem A circulação linfática agradece a ajuda do gingko biloba e do hamamélis (em cápsulas da Herbarium, Sundown). “O chá de castanha-da-índia (ralada) melhora a circulação, e o de cavalinha ajuda o corpo a eliminar toxinas pela urina, que fica bem densa”, diz Vanderli.

8. Operação TPM O peso pode aumentar de meio a dois quilos por ciclo, resultado da instabilidade hormonal. Magnésio (nas nozes e amêndoas, carnes e latícinios em geral), vitamina B6 (nos cereais integrais, frutas e verduras) e óleo de prímula (em cápsulas da Fontovit, Herbarium, Naturalis) são fortes aliados para contra-atacar a retenção de líquidos, típica do período. “A banana é rica em potássio, nutriente essencial para quem costuma inchar”, diz Márcia.

9. SOS proteínas O menu tem que incluir proteínas antes e durante o período menstrual: nessa fase, a falta do nutriente favorece o vazamento aquoso para fora dos vasos sanguíneos, gerando o inchaço. Para não reter líquidos, a dosagem diária recomendada é de 1 g de proteínas por quilo do corpo - ou seja, 60 g de proteínas para alguém que pesa 60 kg. Não é difícil atingir esse volume: 20 g em um filé de frango pequeno (que caiba na palma da mão) + 20 g em uma fatia grande de queijo branco + 20 g em dois ovos.

10. Efeito-esponja No novo “Você É o Que Você Come - A Dieta Definitiva” (Alegro, 224 págs., R$ 53), a nutróloga inglesa Gillian McKeith recomenda comer feijão-azuki. “Repleto de nutrientes reguladores do peso, esse feijão age como uma esponja, absorvendo o excesso de líquidos do organismo”, diz McKeith.

1 comentários:

Perder gordura disse...

Bom posto visitem também http://perdergordura.info/