terça-feira, 28 de abril de 2009

Segredo antibarriga

Prefira leite tipo A. Todos os outros -B e C, longa vida e enriquecidos podem provocar gases e distensão abdominal

Comer pouco não é a melhor solução. O corpo vai entrar em marcha lenta, economizando energia para aproveitar ao máximo o mínimo que recebe. Há, ainda, o risco de sucumbir à gula e fazer um grande estrago: todo excesso de açúcar logo pode ser transformado em gordura. Mas uma dieta rica em proteínas, temperada com atividade física, ajuda a espertar o metabolismo e firma a musculatura, o que, por si só, favorece a queima de gordura


1. Ritmo acelerado O gasto energético aumenta naturalmente quando o metabolismo funciona a pleno vapor. Para isso, beba mate, chá verde ou café, e experimente cápsulas fitoterápicas de guaraná (Herbarium, Fontovit, VitaLab). “O chá de raiz de gengibre e o de folhas de guaçatonga, conhecida como erva-de-bugre, também são excelentes na lipólise, o processo de queima de gorduras”, diz Vanderli Marchiori, nutricionista especializada em fitoterapia, de São Paulo.

2. Gorduras, sim Pode parecer um paradoxo, mas não adianta suprimir totalmente as gorduras -elas são indispensáveis para o metabolismo, e vários estudos já provaram que é mais fácil emagrecer absorvendo um pouco de gordura do que eliminando todos os lipídios. “Privilegie as boas gorduras, como as contidas nos azeites, castanhas e peixes”, diz Cibele Crispim, nutricionista da RGNutri, em São Paulo. Cuidado, porém, com as calorias: não coma mais do que quatro castanhas, de caju ou do pará, por dia.

3. Ômega em cápsulas Quem só come carne grelhada, iogurte desnatado e queijos light pode ter uma ingestão deficitária de gorduras. Uma idéia é recorrer às cápsulas de óleo de peixe (Sundown, Herbarium, Naturalis): uma dose concentrada de ômegas protege o coração e, de quebra, fornece a gordura necessária ao processo de emagrecimento. Esse também é o princípio do CLA -sigla do ácido linoleico conjugado-, uma substância que participa do processo do metabolismo da gordura. Os resultados ainda não são definitivos, mas há estudos mostrando que esse tipo de gordura, também encontrado nos leites e carnes, propicia perda de gordura corporal. Como toda suplementação, o CLA deve ser indicado por um profissional especializado. Bons produtos: CLA da Body Action, da Nature’s Best, da IntegralMedica e da Body Size, entre outros.

4. Adeus compulsão Para consumir menos doces e carboidratos simples (açúcar, refrigerantes, refinados em geral), conte com a ajuda do extrato natural à base de hoodia gordonii, cacto originário da África do Sul. “A hoodia proporciona saciedade e reduz o interesse pela comida”, diz Wilson Rondó Jr., médico ortomolecular de São Paulo. No Brasil, esse produto só é vendido em farmácias de manipulação, e com receita médica. A compulsão por doces também pode ser tratada com cápsulas ou chá de garcínia camboja, um extrato vegetal encontrado em lojas de produtos naturais. “Para reduzir a absorção de carboidratos, a cápsula de extrato de feijão-branco com soja é comprovadamente eficiente”, diz Vanderli. Essa é a
composição do CB2, da Nutrilite.

5. Corta-fome Proteínas têm digestão mais lenta e ainda liberam enzimas que prolongam a sensação de saciedade. Além disso, o corpo queima seis a dez vezes mais calorias para assimilar proteínas do que para os açúcares e as gorduras. É apetitoso saber que, se você ingere 100 calorias de proteínas, vai perder 30 sem esforço, restando 70 calorias na balança. Aproveite essa vantagem incluindo peixes, aves, carnes, laticínios e ovos na dieta. “Consuma também proteínas vegetais, como a dos grãos e da soja”, diz Márcia Daskal, da Recomendo Assessoria em Nutrição, de São Paulo.

6. Treino turbinado Comer uma barrinha de cereais até 20 minutos antes da prática esportiva faz com que você se exercite melhor e por mais tempo, queimando mais calorias. “Se o treino for prolongado ou muito intenso, repita a dose depois de uma hora, ou tome uma bebida esportiva que, além de hidratar, repõe o carboidrato’, diz Márcia.

7. Sem estresse Em fases de alta tensão, mastigue salsão. Sua vitamina B3 diminui as concentrações de cortisol, o hormônio do estresse. Entre outros danos, o cortisol reduz o ritmo de queima de calorias e favorece o seu armazenamento. Segundo Vanderli, o chá de erva-cidreira com mulungu -casca de árvore encontrada em lojas de produtos naturais- surte o mesmo efeito. A nutricionista dá, ainda, uma receita infalível contra o estresse: 1 colher (chá) de semente de girassol com casca batida com 1 colher (chá) de sementes de gergelim + 1 colher (chá) de sementes de linhaça + 1 colher (sopa) de extrato de soja ou meio copo de suco de soja. “Tome um copo pequeno dessa mistura todos os dias. A combinação de sementes estimula a liberação de neurotransmissores que inibem o estresse”, diz Vanderli.

8. Força no cálcio Já existem muitos estudos comprovando que o déficit de cálcio mexe com o metabolismo, diminuindo a queima de gorduras. “O ideal é consumir 1 g de cálcio por dia, o equivalente a 1copo de leite + 1 de iogurte (que podem ser desnatados) + 1 pedaço de queijo branco para reduzir a lipogênese -o acúmulo de gorduras- e estimular a lipólise, ou queima”, diz Cibele. O nutriente também está presente no espinafre, no brócolis e na sardinha, mas sua absorção é muito melhor através dos laticínios.

9. Noite feliz Consuma carboidratos só até o final da tarde. A partir daí, a estratégia é negar esse alimento ao corpo, que vai ter que tirar energia de suas reservas. “Um dos períodos-chave para queimar gordura começa no fim do dia e se estende por toda a noite de sono. Comer um prato de massa e um doce às 11 da noite convida o organismo a buscar energia do carboidrato, que queima com mais facilidade, em vez de recorrer ao seu estoque de gordura”, diz Cibele. O jantar deve ser 30% “menor” do que o almoço, sem os altos teores de carboidrato que dificultam a digestão e sabotam a queima noturna de gordura. Ajude a natureza: à noite, vá de saladas, sopas leves, suflês e carnes magras.

10. Mais músculos Fazer exercícios é básico para queimar gorduras e fortalecer músculos -que, por sua vez, ajudam a queimar mais gordura. Correr ou caminhar em ritmo acelerado são boas alternativas, mas, atenção: os primeiros 30 minutos beneficiam especialmente o sistema cardiovascular. Segundo um estudo do ”Diet and Lifestyle Recommendations Revision 2006″, é preciso praticar 60 minutos para obter resultados eficazes de emagrecimento. A intensidade deve ser média, de forma que a pessoa consiga falar sem perder o fôlego, para garantir que o organismo tire energia das gorduras.

0 comentários: